sábado, 12 de janeiro de 2008

Série Especial – Mid-season (Jogadores trocáveis)

Janeiro e fevereiro são os meses em que o mercado do entre-temporadas é aquecido. Próximo do trade deadline e com os elencos em análise, o período é de intenso trabalho nos bastidores. Dirigentes têm que provar porque ganham tanto. Jogadores fazem as malas. Treinadores sonham com atletas melhores. Jornalistas contactam suas fontes. Divertido mesmo, só para os torcedores... das franquias que negociam bem.

Esta postagem é para a previsão dos jogadores com as maiores chances de serem trocados. Este trabalho é baseado nos rumores postados pelo companheiro de equipe do NBA Jumper, Ricardo Romanelli, e naquilo que venho apurando, nas últimas semanas, em sites americanos. O ranking traz pequeno comentário do porquê do jogador estar para ser negociado:


1- Mike Bibby: O Kings não quer e não faz força para mantê-lo. Heat e Cavaliers estão muito interessados nele. É a junção da fome com a vontade de comer. O comentário geral é que leva Bibby quem tiver coragem de assumir um dos contratos "ruins" do time de Sacramento - Kenny Thomas ou Mikki Moore. Esta imposição estagnou as negociações com Danny Ferry e o Cavs. Com a vontade de Riley em fazer uma limpeza geral no elenco, o Heat pode acabar aceitando. A troca envolverá muitos nomes, provavelmente cinco ou mais jogadores. Certo mesmo é que Bibby só fica em Sacramento se as propostas finais por ele forem muito fracas.


2- Drew Gooden: A torcida pressiona e é uma obrigação dos dirigentes do Cavaliers trazer um armador para assumir a titularidade. Não importa qual seja o organizador, o pacote de jogadores a serem enviados pelo Cavs é encabeçado por Drew Gooden. O ala-pivô possui um contrato pesado e perdeu prestígio na franquia. Primando pela inconstância, perdeu espaço para o brasileiro Anderson Varejão, cada vez melhor e apoiado pela torcida. Quem vem? Pode ser Bibby, Kidd, Ridnour ou Miller. Quem vai? Gooden, com certeza.


3- Charlie Villanueva: O Bucks está muito interessado em movimentar o seu plantel. Parece estar vendo que há uma ou duas vagas no Leste esperando por equipes que ousem mais do que as outras. Com o congestionamento da rotação de pivôs no plantel, Villanueva - que, hoje, é banco de Yi Jianlian - aparece como uma forte moeda de troca. Ele tem prestígio com vários técnicos e dirigentes da Liga, além de muito potencial. É uma opção (quase) segura para diversas franquias e o passaporte para o Bucks buscar um ala que realmente supra suas necessidades. Bobby Simmons e Charlie Villanueva deverão formar um pacote muito comentado nessa mid-season.


4- Ben Gordon: Gordon está longe de comprometer no Bulls. Ele é um dos melhores scorers da Liga, jovem de potencial. Mas está pedindo demais para renovar seu contrato com a franquia e, se não for trocado agora, tem boas chances de sair por nada ao fim desta temporada. O Bulls não tem cap para cobrir uma proposta mais "robusta" e sempre teve como prioridade estender o vínculo com Luol Deng, que também será agente livre restrito no término da temporada. Com um contrato expirante e sua qualidade técnica, Ben Gordon é uma moeda de troca valiosa para que o Bulls consiga um pivô de qualidade ofensiva - problema latente do elenco, reclamado por torcida e crítica especializada.


5- Smush Parker: O armador não é de grande qualidade, mas ele foi tão criticado pelo técnico Pat Riley que nem tem mais clima para ficar em Miami. É uma troca certa. Na primeira negociação que a franquia arranjar, Parker deverá estar dentro. Para fechar com chave de ouro, ele meteu-se em problemas com a lei neste meio tempo e deu motivo para o treinador suspendê-lo. Provavelmente, será contra-peso em uma negociação - por Bibby, talvez. Riley não soube contratar nesta temporada e Smush é um dos karmas que acumulou.


Esta lista só inclui jogadores realmente representativos dentro de seus elencos, antes que alguém venha me apontar aquele cara que nem joga, mas tem um contratinho expirante e acaba entrando como figurante em um mega-pacote. Smush Parker pode ser encarado como exceção, já que nem vem atuando, mas o cara é bola tão certa e foi tão criticado por Riley que não podia ficar de fora da lista.

Existem muitos outros nomes quase certos em negociações nesta mid-season: Shannon Brown, Rodney Carney, Jason Williams, JJ Redick, Bobby Simmons, entre outros. Existem também nomes mais importantes que podem ser trocados: Pau Gasol, Jermaine O'Neal, Tracy McGrady e Jason Kidd. Mas os cinco citados na minha lista são aqueles que considero as bolas mais importantes (famosas) e cantadas nos pacotes de troca.

6 comentários:

Thyago disse...

Bibby ainda joga bem?Acho mal negócio pro Cavs e acho q Heat leva
Gooden é uma otima moeda de troca mas acho q o Ferry vai fazer boobagem
Villanueva tb é bom, mas quem é o 'ala que realmente supra as necessidades do Bucks'??
Ben Gordon é o cara mas não tem muitos pivos disponiveis, tvz Gasol..
Smush Parker acho q vai pra Sacramento

Anônimo disse...

O Artest seria perfeito pro bucks, mas é claro que sem os problemas fora de quadra.

Anônimo disse...

Thyago, sobre algumas das suas questões:

-Considero Bibby ainda um bom jogador. Sabe armar e sabe atacar. No mercado de armadores, é uma das melhores opções. E times como Cavs e Heat ñ podem esperar por melhores situações.

- Ferry está pressionado e terá q fazer alguma troca. O torcedor de Cleveland está cansando de ver LeBron fazer tudo e vai engolir o GM vivo se ele ñ mexer com o elenco. Eles sabem q Gooden é dispensável (e, hj, é mesmo), mas a pressão pode fazer com q eles errem. Principalmente, se vc considerar Bibby um passo em falso.

- O Bucks precisa de um típico SF voluntarioso. Já tem um grande pontuador (Redd) e um armador talentoso (Mo Williams). Este cara q falta precisa ser mais um "carregador" de piano. Tem um bom nome para compor esta função dando sopa no mercado: Ruben Patterson. A certeza é q Bobby Simmons ñ é esse jogador, pq basicamente é só um scorer. Desmond Mason chegou para cobrir esta lacuna, mas tb ñ é este tipo de jogador. Um SF scorer acaba ficando obscurecido por Redd. O time precisaria de um Prince, por exemplo. Ou um Posey. Coisa do tipo. Enfim, há um buraco no posto de SF.

- Gordon precisa ser trocado. A ñ ser q consigam despachar Ben Wallace por um contrato expirante, algo quase impossível. Dois nomes q, se cortejados, podem ser trocados são Pau Gasol e (menos possível) Jermaine O'Neal. Uma aposta poderia ser o próprio Villanueva. Quem sabe?

- Para mim, Smush acaba em Sacramento ou na Philadelphia. Só ñ é dispensado pq tem mais uma temporada de contrato.

Obrigado por aparecer aqui e continue vindo, acompanhar as outras partes desta série especial mid-season.

Anônimo disse...

Num sei não... Pro Cavs vai ser um pessimo negócio, Trocar os jogadores(Gooden e + quantos?) pra pegar Bibby, pagar mais de 10 milhões por outro jogador e ainda uma escolha no Draft? Se ainda fosse o Kidd era aceitavel.

André "FireMaster" Soares disse...

Aliás, você poderia postar uma lista de todos os armadores(se possivel com as médias da temporada) que estão no mercado de trocas?

Anônimo disse...

andré,

Terminando de postar esta série especial, farei um post especial colocando as informações q vc pediu.