Muita gente diz que o draft de 2009 é fraco. Na minha opinião, esta é uma meia-verdade: não há grandes talentos individuais (Griffin, Rubio e?), mas há jogadores disponíveis para preencher 60 escolhas com atletas que vão ajudar suas equipes - é um recrutamento "profundo". De qualquer forma, os dois próximos drafts causam muito mais comoção entre os especialistas.
No entanto, o recrutamento pode estar prestes a receber uma "injeção" de talento individual. O colunista Chad Ford, da ESPN, descobriu que o armador John Wall - projetado para ser a primeira escolha do draft de 2010, segundo a maioria dos sites especializados - encontrou uma "brecha" na regra de elegibilidade da NBA e pode se tornar selecionável em 2009.
Sobre a elegibilidade de um jogador norte-americano ao draft, o estatuto da Liga diz:
"O jogador tem ou vai ter, no mínimo, 19 anos de idade durante o ano em que o draft é realizado, e, para os jogadores que não são estrangeiros, ao menos uma temporada da NBA deve ter se passado desde a sua graduação do colegial (ou, se não se formou, desde a graduação da classe com a qual ele se graduaria no colegial)”
A grande questão é que, tecnicamente, John Wall já é formado no colegial há um ano. Ele fez os quatro anos regulares do segundo grau norte-americano e, logo após, transferiu-se para um colégio preparatório religioso. Ou seja, embora ainda estivesse em uma instituição de ensino médio, Wall e sua turma formaram-se no ano anterior. E, como o armador completará 19 anos em setembro, já estaria apto para participar do recrutamento em 2009.
Os representantes do armador estariam estudando a situação e, por este motivo, Wall ainda não se comprometeu com nenhuma universidade. Se houver qualquer chance real de elegibilidade neste ano, a intenção do astro colegial é se tornar profissional imediatamente.
Chad Ford conversou com vários dirigentes de franquias da NBA e as opiniões são divergentes - alguns acham legítimo, outros não concordam. Nas próximas semanas, é esperado que Wall ao menos tente se inscrever no draft, forçando um posicionamento oficial da Liga. E, se avaliarmos os dizeres do estatuto, é possível que Wall consiga o cadastramento inicial. Assim, a única coisa que separaria o jovem do basquete profissional seria a contratação de um empresário.
John Wall direto do basquete colegial ainda não é risco para Blake Griffin e Ricky Rubio como potencial escolha TOP 2 do recrutamento. Mas, a partir daí, ele é o maior talento individual disponível. Eu tenho certeza que será um dos quatro primeiros selecionados - lógico, se ele chegar em 2009.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário