O New Jersey Nets fechou o ano fiscal de 2008 com um prejuízo de U$77.8 milhões. Em tempos de crise, não chega a ser um número alarmante - outras franquias, como o Sacramento Kings, tiveram perdas estimadas em mais de U$100 milhões. Além disso, a quantia foi quase igual aos prejuízos registrados pelo Nets nos dois anos anteriores. O grande problema não é quanto se perdeu, mas a forma como se perdeu tanto dinheiro.A maior parte do prejuízo não foi resultante das derrotas em quadra, falta de público, fracassos de marketing ou contratos de jogadores, mas pelo Atlantic Yards. Este é o nome do projeto que envolve a nova arena do Nets, que será construída no famoso bairro do Brooklyn. A arena será nova, mas o projeto não é - tem, pelo menos, dois anos de existência. Dois anos em que não passou de um projeto, de um monte de idéias e planejamento estratégico.
A forte resistência da população local, trâmites legais mal resolvidos e a incapacidade da franquia em atender todos os preceitos para a construção fazem com que o projeto "Atlantic Yards" não saía do papel. Com valor total estimado em U$4 bilhões e passando por constantes alterações, a arena dá um prejuízo violento para a franquia, mesmo sem ter movimentado um único trabalhador ou tijolo. Como diz o velho ditado, tempo é dinheiro.
A pressão não é apenas externa. Parceiros e seguradoras da franquia também exigem mais agilidade do processo. Para piorar, a crise financeira fez com que diretores do Nets ficassem reticentes com a obra. A questão afeta ainda mais as finanças da equipe porque o grupo Forest City Ratner, que desenvolve o "Atlantic Yards", é dono de 23% das ações do time. Ou seja, o clima está ruim para todos.
Quando se tenta obter informações sobre o assunto, duas posições são bem marcantes. Bruce Ratner, líder da Forest City Ratner, e os dirigentes do New Jersey Nets dizem que o projeto continua de pé e as obras estão prestes a serem iniciadas. Por outro lado, a imprensa local afirma que o "Atlantic Yards" não saí tão cedo, se for construído. Hoje, com certeza, só pode-se dizer que a franquia pretende levantar uma nova arena em algum lugar do Brooklyn.
Em tempo: Nova enquete no ar, sobre a briga para MVP da temporada. Dê seu voto!
Em tempo: Nova enquete no ar, sobre a briga para MVP da temporada. Dê seu voto!
Um comentário:
Boas informações. Até achei que já estivessem construindo.
Embora seja perto, vai ficar estranho o New Jersey Nets jogar no Brooklyn. Mas ok, faz parte.
Postar um comentário