Nesta semana, a Liga começou a anunciar os vencedores dos prêmios individuais da temporada 2008-09. Até o momento, três já foram divulgados. Aqui estão os meus votos pessoais e visão sobre as escolhas da NBA:
Treinador do ano
Vencedor: Mike Brown (Cleveland Cavaliers)
Meu voto: Jerry Sloan (Utah Jazz)
Brown venceu com méritos, após comandar o time de melhor campanha desta temporada. Ele merece mais elogios do que recebe, até porque seu trabalho costuma ser ofuscado pela presença do astro LeBron James no time. No entanto, meu voto seria para Jerry Sloan, que administrou com muita habilidade as inúmeras contusões que o Jazz teve durante a temporada e conseguiu uma complicada classificação para a pós-temporada, mesmo que em oitavo lugar. A verdade é que a dificuldade do trabalho de Sloan impressiona. Afinal, o veterano treinador não contou com os dois principais atletas do time - o ala-pivô Carlos Boozer e o armador Deron Williams - em metade da temporada. Além disso, o fato de Sloan - que entrou no Hall da Fama há poucos dias - não ter um único prêmio de técnico do ano é a maior injutiça vigente nas premiações individuais da NBA.
Menção honrosa: Stan Van Gundy (Orlando Magic)
Perspectivas para o próximo ano: Sloan e Van Gundy são os dois nomes mais fortes, ainda mais se o Jazz sofrer uma mudança profunda em seu elenco.
Jogador Defensivo do ano
Vencedor: Dwight Howard (Orlando Magic)
Meu voto: Dwight Howard (Orlando Magic)
Howard não é apenas o quinto jogador da história a conseguir liderar uma temporada em rebotes e bloqueios, mas também a maior força defensiva da Liga. Sua escolha não oferece muita brecha para comentários porque era bastante óbvia. Hoje, o pivô é quem melhor utiliza seu vigor físico e atleticismo para o trabalho defensivo na NBA. A diferença de 394 pontos para o segundo mais votado (LeBron James - téorico "melhor defensor da melhor defesa", argumento que premiou Kevin Garnett, ano passado) prova sua superioridade. De 119 votantes, recebeu 105 seleções como melhor defensor.
Menção honrosa: Shane Battier (Houston Rockets) e Dwayne Wade (Miami Heat)
Perspectivas para o próximo ano: Em um mundo ideal, Howard é o principal favorito para este prêmio nos próximos sete anos. No entanto, acho que a popularidade de outros astros (LeBron James, Dwayne Wade, Kobe Bryant e Chris Paul) podem causar comoção que colocará em risco a supremacia de Dwight. Entre premiar pela enésima vez Howard e dar um prêmio para Wade ou LeBron...
Meu Time Defensivo 1: Dwight Howard (Magic) / Kevin Garnett (Celtics) / Shane Battier (Rockets) / Dwayne Wade (Heat) / Chris Paul (Hornets)
Meu Time Defensivo 2: Nene Hilário (Nuggets) / Tim Duncan (Spurs) / LeBron James (Cavaliers) / Kobe Bryant (Lakers) / Chauncey Billups (Nuggets)
Novato do ano
Vencedor: Derrick Rose (Chicago Bulls)
Meu voto: Derrick Rose (Chicago Bulls)
Pela falta do NBA Jumper, eu não fiz o ranking dos novatos. Mas, se tivesse feito, Derrick Rose teria liderado de ponta a ponta. Primeiro, ele venceu uma forte concorrência por uma vaga de titular no perímetro do Bulls. Depois, dentro de quadra, mostrou que merecia ser a primeira escolha do recrutamento. Durante uma temporada em que o Bulls foi mal comandado, Rose se solidificou como um dos poucos pontos de organização da equipe. No fim da temporada, apesar da forte concorrência, ele se confirmou como o melhor novato do ano, mesmo atuando com a maior responsabilidade e pressão entre os estreantes. E, por mais que isso não seja argumento válido para este prêmio em especial, ainda chegou nos playoffs - o que seus maiores oponentes não conseguiram.
Menção honrosa: Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder), Brook Lopez (New Jersey Nets) e OJ Mayo (Memphis Grizzlies)
Perspectivas para o próximo ano: Muito nebuloso. Blake Griffin será a primeira escolha e, no escuro, o favorito para o prêmio.
Meu Time dos Calouros 1: Brook Lopez (Nets) / Jason Thompson (Kings) / OJ Mayo (Grizzlies) / Russell Westbrook (Thunder) / Derrick Rose (Bulls)
Meu Time dos Calouros 2: Marc Gasol (Grizzlies) / Kevin Love (Timberwolves) / Michael Beasley (Heat) / Courtney Lee (Magic) / Eric Gordon (Clippers)
Hoje, Jason Terry deve ser anunciado como o sexto jogador da temporada. Assim que saírem os últimos prêmios (jogador que mais evoluiu, MVP e o melhor executivo), analiso as escolhas. Até o momento, gostei das opções.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bem, faz parte da brincadeira, hehe. Escolheria os meus, mas só temos um diferente. Pra mim, por mais que Sloan tenha seus grandes méritos, a campanha do Cavaliers foi muito boa. O time melhorou, alguns jogadores melhoraram, enfim. Foi o primeiro, é justo.
Nate Mcmillan e George Karl merecem uma lembrança.
O GM do ano tem que ser o do Denver, hehe.
É isso. Até.
Postar um comentário