Um dos técnicos mais respeitados da Europa. Quatro vezes campeão da Euroliga. Escolhido um dos 50 maiores contribuidores da história da Liga Européia de basquete. O currículo do italiano Ettore Messina é irretocável, quase perfeito para alguém com apenas 49 anos. No entanto, o maior desafio da carreira do treinador pode estar ainda por vir.
Com o final da temporada regular, as negociações esquentam entre franquias e técnicos. Neste ano, as conversas devem ser ainda mais intensas, por causa das seis demissões que aconteceram ainda na primeira metade da temporada. E o nome mais comentado no mercado não é de um americano, mas o de Ettore Messina.
Hoje, rumores deram conta que o New Jersey Nets tentará a contratação de Messina. O treinador atual da franquia, Lawrence Frank, sofre grande resistência interna e existe a real possibilidade de não continuar no cargo. Ettore é o favorito disparado do GM Kiki Vandeweghe, que deverá receber autonomia para a escolha de um possível novo técnico. O Sacramento Kings, que demitiu Reggie Theus no início da temporada, também cogitou o nome de Messina, mas o interesse não vingou.
No entanto, a equipe que sempre mostrou o maior interesse na contratação de Ettore Messina é o Toronto Raptors. O GM do time, Bryan Colangelo, é um grande fã do basquete europeu - o que pode ser verificado pelo alto números de atletas europeus que passaram pela equipe canadense, nos últimos anos. Colangelo também é fã incondicional de Messina, que considera um espetacular comandante e o homem ideal para trabalhar com um elenco cheio de europeus.
O que complica a contratação de Ettore Messina é, logicamente, a questão financeira. O treinador tem um contrato caro com o CSKA e precisaria encontrar uma forma de rescindí-lo. Além disso, é inevitável imaginar que o italiano vai receber menos dinheiro de uma equipe norte-americana média do que de um "gigante" do basquete do velho continente. Por este motivo, as três equipes também trabalham com outras alternativas.
O Kings, que passa por forte crise financeira, tem enorme interesse em contar com os serviços de Eddie Jordan (ex-Wizards) e, após a temporada, deve acerta com o treinador. O Raptors estuda a efetivação do interino Jay Triano, que recebe manifestações de apoio de todo o elenco, embora não tenha a confiança da maior parte da organização. Enquanto isso, o Nets pode se ver forçado a manter Lawrence Frank, uma vez que o técnico está sob contrato e, no caso de ser demitido, vai continuar sendo pago pelo Nets. Em tempos de crise, a franquia não quer pagar alguém apenas por força contratual.
Ainda não podemos esquecer que é muito difícil prever como será a adaptação de um treinador europeu na NBA, assim como sempre é a de um jogador. Ao invés de explicar esta parte, prefiro utilizar a explicação dada pelo técnico Mike Moreau, em um de seus recentes chats:
"Ele vai ter que se adaptar às regras e ao ritmo do jogo da NBA, assim como lidar com atletas de outros países e culturas. É um jogo diferente e a NBA é um mundo diferente".
De qualquer forma, se Ettore Messina disser que vai para a NBA, espere vários interessados - muito além de Nets, Kings e Raptors. Em uma Liga equilibrada, um comandante com vitalidade e vencedor pode fazer muita diferença. E este é o perfil de Messina.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Iae galera do OpiNBA... sei que aqui não é o lugar adequado e sei o qto é chato mas não achei um email q pudesse entrar em contato direto... mas enfim... me chamo Rafael e sou um dos administradores do novo blg exclusivo sobre basquete o http://mvpcenter.wordpress.com/ ... Venho aqui nada mais para perguntar se seria possivel que nosso blog fosse linkado no OpiNBA... pois é um blog q acompanho a algum tempo e sei de sua qualidade.... se for possivel eu agradeceria e colocaria o link do seu blog no nosso blog com enorme prazer tbm...
Espero uma resposta msm sendo essa negativa....
Obrigado pela atenção...
Rafael!!
Postar um comentário