sábado, 6 de setembro de 2008

Tinsley no Warriors?

O Indiana Pacers parece ter encontrado um time interessado no armador Jamaal Tinsley - o Golden State Warriors. Para adquirí-lo, a franquia de Oakland ofereceria o ala Al Harrington. Uma troca que seria ótima para ambas as equipes, embora envolva atletas que estão ansiosas para negociar.

O Warriors precisa, urgentemente, de um armador. Apostar em Monta Ellis para armação é um grande erro. Ele não tem características de um atleta da posição, pois não é um ponto inicial e criativo para jogadas. Pelo contrário, é um ponto final, um jogador de finalização.

Se tem um atleta que é exigido no run and gun, é o armador. Para comandar um sistema corrido, de alto volume de ataque, é necessário mais do que rapidez e ímpeto ofensivo - como tem Ellis. É preciso qualidade de passe, criatividade, controle de jogo, fluidez. Ou seja, é um sistema que não dá possibilidade de improvisos.

Tinsley não é um improviso. Ele é um grande armador, não muito reconhecido por causa de suas constantes lesões e problemas extra-quadra. Tem poder de ataque e capacidade de "alimentar" o ritmo ofensivo da equipe. Eu acho que é uma excelente aposta para "organizar" o Warriors de Don Nelson.

Al Harrington é um bom reforço para o Pacers também. A maioria dos pivôs do Indiana são mais pesados e estáticos - Foster, Hibbert, Nesterovic e Harrison. Apenas Troy Murphy tem um perfil mais móvel. O ala do Warriors possui a mobilidade e versatilidade que faltam aos atletas de garrafão da franquia do Leste.

Muita gente pode lembrar do Harrington de outras passagens pelo Pacers e dizer que ele não atua no garrafão. Em Oakland, atuou. No sistema de Don Nelson, foi utilizado costumeiramente para formar um garrafão mais leve. Até certo ponto, dava certo.

Tinsley tem uma chance de recuperar a carreira, após ser literalmente banido de Indianapolis. Já Harrington, em sua terceira passagem pelo Pacers (algo raríssimo na NBA), tentará provar o talento que mostrou ter na primeira, sem os problemas extra-quadra que marcaram a segunda.

Nenhum comentário: