quarta-feira, 7 de maio de 2008

Oito passos para D'Antoni

Parece ser questão de tempo para que Mike D'Antoni deixe o Phoenix Suns. O treinador quer procurar um time onde seja menos questionado. A franquia quer contratar alguém com uma visão e preocupação mais "completa" do jogo (não apenas ofensiva). O obstáculo para ambos é o contrato de vínculo vigente entre eles: o Suns não quer arcar com o pagamento dos 8.5 milhões de dólares previstos neste compromisso.

Oito são os passos que distanciaram D'Antoni do Suns, chegando à separação definitiva que deverá ocorrer em breve:

1. Eliminações anteriores: O Suns encantou muitos analistas e torcedores com o seu modo solto e ofensivo de jogar. No entanto, as três eliminações seguidas nos playoffs trataram de derrubar progressivamente o encantamento. Com o tempo, a opinião sobre o run and gun passou de "forte e bonito" para "pouco competitivo".

2. Contratação de Steve Kerr: O ex-armador foi contratado para assumir os cargos de GM e presidente de operações do Suns. Com uma compreensão de basquete bem diferente da de D'Antoni, Kerr sempre fez questão de falar em defesa quando questionado sobre o time. O dirigente é o principal antagonista do técnico dentro da franquia.

3. Chegada de Hill e Skinner: As principais contratações do início da gestão de Kerr não possuíam perfil adequado para atuar no run and gun de D'Antoni. Jogadores típicos para um esquema mais cadenciado de jogo. Pareceram uma forma "prática" do dirigente dizer que exigia algumas mudanças na forma do Suns jogar.

4. Troca de farpas pública: O momento mais crítico da relação D'Antoni/Kerr. Na metade da temporada, dirigente e treinador utilizaram a imprensa para soltarem indiretas um contra o outro. O ex-armador voltou a falar em defesa, cutucando D'Antoni. O técnico respondeu dizendo ser incoerente um atleta como Kerr (arremessador, sem grandes qualidades defensivas) falar (ou exigir) em defesa. Acabou apartada.

5. Shaquille O'Neal: Kerr não teve dó. Trocou Shawn Marion, um dos jogadores mais importantes do sistema de D'Antoni, e trouxe o veterano Shaquille O'Neal - visivelmente preocupado em dar força defensiva e experiência ao elenco do Suns. Com Hill e Skinner, o dirigente mandou um recado. Com Shaq, ele se fez entender.

6. Nova derrota para o Spurs: A escrita continua. Na pós-temporada, confronto contra o San Antonio Spurs e nova derrota. Apenas uma vitória e atuação incrivelmente apática no jogo mais importante da série - o três, em Phoenix. D'Antoni nunca foi tão contestado e o treinador perde ainda mais apoio.

7. A reunião: Na última sexta-feira (02), passada a eliminação, reuniram-se D'Antoni, Kerr e o proprietário do Suns, Robert Sarver. Os dirigentes teriam exigido mais ênfase em treinamentos de defesa, maior participação dos reservas e trabalho de aperfeiçoamento em alguns atletas, como Amare Stoudemire e Leandrinho. O treinador não gostou.

Por que D'Antoni não aceitou? Além de ser intransigente quanto ao seu estilo de trabalho e filosofia de jogo, o treinador considerou exagerada tais exigências para um time que - desde a campanha 2004-2005 - acumula média de 58 vitórias por temporada regular. D'Antoni ainda considera normal ser eliminado três vezes em quatro anos por um time experiente como o do Spurs.

8. Liberação para entrevistas: Há dois dias, Steve Kerr liberou D'Antoni para ouvir propostas e ser entrevistado por outras equipes. Dizem que o dirigente atendeu um pedido pessoal do técnico. Agora, a intenção do Suns é clara: que alguém queira contratar o treinador e, com isso, o time fique liberado do pagamento da multa rescisória.

Nos últimos dias, o Chicago Bulls apresentou grande interesse em contratar D'Antoni. É seguro dizer que a "separação" é questão de tempo.

UPDATE: Mike D'Antoni foi confirmado como novo treinador do New York Knicks.

2 comentários:

Thiago Anselmo disse...

É Tio Zeca, não só o Bulls como o NYN, mas D'Antoni serviria bem para os dois, pois os dois não tem um time. Com D'Antoni, qualquer um dos dois times que o contratar terá um time, ai o quensará os torcedores: Será que vamos ganhar algo ou vamos ficar igual ao SUNS?


NBA ETC E TAL

Entrem e comentem!

http://nba-etc-etal.blogspot.com/

Abraços

Anônimo disse...

É, ele foi pro Knicks. Vamos ver quem chega.