Nesta semana, as séries finais de conferência tiveram início. Duas séries que apontam para a lógica. Se alguém apostasse pragmaticamente nas decisões, acertaria as duas. No Leste, chegaram os dois melhores. No Oeste, chegou o "melhor" contra o mais experiente. Aqui vai o meu parecer sobre as séries:
Leste: Boston Celtics 2 X 4 Detroit Pistons
A série está empatada, após os dois jogos em Boston. Pode parecer oportunismo, mas sempre apostei no Pistons. O time comandado por Flip Saunders é mais experiente e possui um elenco muito mais forte. Hoje, julgo Detroit como o melhor plantel da NBA. É o meu favorito ao título.
A trajetória de ambos nos playoffs possui um paralelo interessante: os dois tomaram sustos. A diferença é que o Pistons absorveu o golpe e aprendeu com a situação, diaparando em seguida. O Celtics convive com estes imprevistos, utilizando o fator quadra como salvação. Nenhum time é campeão desta forma.
A grande diferença entre as duas equipes é que o Pistons troca jogadores, usa o elenco, e a organização continua lá, intacta. Pelo lado do Celtics, a ausência física ou qualitativa do Big Three é causa para um colapso técnico. Se Garnett, Pierce e Allen não funcionam, ou não impedem o oponente de funcionar, o time de Boston fica entregue. Coisa que fiz questão de realçar aqui e no NBA Jumper várias vezes.
Na partida de ontem, ainda houve um agravante: a recuperação plena de Chauncey Billups. Se Jameer Nelson ainda preocupava o veterano no ataque, Rondo nem isso consegue. O jovem armador não oferece ameaça no ataque (chute de 3 inexistente, arremesso ainda deficitário) e não foi capaz de impedir um Billups mais incisivo ofensivamente. A história da pós-temporada diz: quando Boston cai no ritmo do adversário, perde.
Oeste: Los Angeles Lakers 3 X 4 San Antonio Spurs
Aqui, estou realmente em dúvida. É bem duvidoso. Como acho que a série vai ao jogo sete, digo Spurs porque crescem na hora da decisão. No entanto, nada é garantido. E o favoritismo, contrariando minha posição, é da franquia angelina.
Será importante para o Lakers contar com a genialidade do treinador Phil Jackson. Quebrar a organização do Spurs não é apenas produto de bons desempenhos individuais. Trata-se de esforço e disciplina coletiva, disposição estratégica. Ou seja, a área de Jackson. Vencer o time do Texas é questão de alterar a seqüência habitual: quebrar a típica ordem e tranqüilidade com a qual um time altamente entrosado costuma atuar. Tirar o controle do Spurs.
Para o Spurs vencer, fundamental será a presença de Bruce Bowen. Ele é o homem que marcará Kobe Bryant. Limitar o MVP da temporada é passo importante rumo ao triunfo. Qualquer um que acompanhou jogos do Lakers sabe que o desempenho de Kobe influi diretamente no do Lakers. Não trata-se apenas dele bem ou mal, mas de Lakers bem ou mal.
Para mim, Gasol e Odom em estado de graça não são capazes de compensar uma atuação abaixo da média de Bryant, contra um time como o Spurs. Especialmente, na hora da decisão. O Lakers pode ser forte, mas Kobe é fundamental para esta força.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Tio Zeca, seus argumentos e o texto em geral está perfeito. Mas discordo no PLACAR da final do OESTE, pois para mim, essa arrancada de 2-0 Lakers, vai motivar sim o SPURS a querer ganhar, mas no maximo 1 jogo, entao terminará de 4-1 LAKERS.
No lado LESTE, concordo plenamente com vc, e a experiencia vai ganhar o confronto com o Boston...
ABRAços
NBA ETC E TAL
http://nba-etc-etal.blogspot.com/
FIM DAS TRANSMISSÕES NA GLOBO.COM
O Contrato que permite que a Globo.com transmita os jogos acaba nessa temporada. Conforme informando pelo Roby no jogo de 29/05, a renovação do contrato depende do provedor.
Seguem os passos para encaminharmos e-mails à Globo.com, solicitando a permanência das transmissões da NBA (apenas para assinantes).
Acesse a Central de Relacionamento Globo.com em: http://atendimento.globo.com/Central/0,,6764,00.html
Digite seu login e senha da Globo.com;
Clique em "Ir para o Fale conosco";
Role a tela para baixo em "Atendimento via e-mail";
No campo "Assunto", selecione no drop-down a opção "Opinião";
No campo "Mensagem", solicite a permanência das transmissões da NBA no portal Globo.com;
Clique em "Enviar".
Vamos lotar a caixa de e-mails da Globo com nossas solicitações.
SE NÃO TIVER ASSINATURA MANDE POR EMAIL PRA GLOBO DIRETO QUALQUER UM DE LÁ
E ESPALHEM NA NET
Abraço a todos!!!
Postar um comentário