domingo, 2 de março de 2008

Análise - Novatos

Acabei de publicar um artigo no NBA Jumper falando sobre a disputa Durant/Horford pelo prêmio de MVP. Aqui, complementando o trabalho do site, posto minhas previsões de desempenho para os principais novatos desta temporada.

Para mim, sete deles já estão quase garantindos em um dos dois times que a NBA formula com os novatos da temporada. São eles: Kevin Durant, Al Horford, Luis Scola, Al Thornton, Jamario Moon, Carl Landry e Mike Conley. Não estou avaliando apenas os seus rendimentos atuais, mas os possíveis futuros.

Pelas outras três vagas, aparecem seis jogadores com boas chances: Sean Williams, Nick Young, Rodney Stuckey, Juan Carlos Navarro, Jeff Green e Thaddeus Young.

Em análises individuais:


Kevin Durant (Sonics) - 19.4 pontos e 4.1 rebotes.

A tendência de Durant seria estabilizar, se não fosse a saída de Wally Szczerbiak do time. Sem o ala-armador, o novato passa a jogar mais e (provavelmente) arremessar mais também. Como eu já disse, o jogo de Kevin Durant está tendo que sair "na marra" e isso é ruim para sua adaptação na Liga e formação como jogador. Durant sobe, porque ganhará tempo de quadra forçosamente.

Al Horford (Hawks) - 9.6 pontos e 10 rebotes.

Horford deve estabilizar-se em um bom nível de jogo, garantindo seus double-doubles. Ele teve um grande impacto ao resolver o problema de garrafão do Hawks e, agora, deve manter este rendimento. Os potenciais ganhos em pontos que poderia ter por estar completando sua "adaptação à Liga" devem se anular com a chegada de Mike Bibby, mais uma opção ofensiva mais provada que ele.

Luis Scola (Rockets) - 9.1 pontos e 5.5 rebotes.

Scola tende a crescer muito nesta reta final de temporada. Ele acabou de assumir a posição de titular da equipe, provando que sua transição FIBA/NBA segue passos promissores. E a contusão de Yao Ming deve aumentar consideravelmente sua média de minutos. Além disso, na ausência do chinês, Scola passa a ser o principal scorer do garrafão do Rockets.

Al Thornton (Clippers) - 11.5 pontos e 4.1 rebotes.

A tendência é que Thornton suba meteoricamente neste fim de temporada, como já está fazendo. Com a campanha perdida, o Clippers tenderá a dar mais tempo de quadra para os jogadores menos testados. Na posição de grande esperança para a franquia no futuro, Thornton deve entrar nesta festa. Thornton anotou impressionantes 33 pontos e 12 rebotes contra o Nuggets, no dia 01.

Jamario Moon (Raptors) - 8.5 pontos e 6.1 rebotes.

Moon tende a estabilizar-se ou até decair, depende do ponto de vista. O novato começou muito badalado, por causa de sua história inusitada. Alcançou a titularidade, deu qualidade defensiva para o Raptors. Agora, até por não ser um jogador de números, tende a ficar um pouco obscurecido. Se a NBA for justa, Moon figurará nos times de novatos e jogadores defensivos da temporada.

Mike Conley (Grizzlies) - 9.3 pontos e 4.6 assistências.

Conley está subindo, entrando no ritmo. Com a temporada do Grizzlies perdida e o elenco totalmente destruído, a tendência é que o armador ganhe cada vez mais tempo de quadra. Até porque Conley é um dos (poucos) jogadores para quem os dirigentes da franquia vislumbram alguma coisa. Não botava muita fé nele, mas está se comportando muito bem na NBA.

Carl Landry (Rockets) - 8 pontos e 5 rebotes.

Novato escolhido no segundo round, Landry está ganhando progressivamente tempo de quadra e confiança. Já tinha mostrado personalidade antes mesmo da temporada, quando recusou uma proposta do Rockets por considerar "pouco dinheiro". Assim como Scola, deverá ser amplamente favorecido pela contusão de Yao Ming, garantindo vaga entre os 10 melhores novatos da temporada.

Sean Williams (Nets) - 6.8 pontos e 5.1 rebotes.

Williams iniciou a temporada muito bem, aproveitando-se da lacuna existente no garrafão do Nets. No entanto, dois fatores devem contribuir para a queda de produção do pivô: a saída de Jason Kidd (armador que serve muito bem os homens de garrafão) e a chegada de Desagana Diop e Stromile Swift. Se não são dois pivôs espetaculares, Diop e Swift deverão ser testados por Frank.

Nick Young (Wizards) - 6.7 pontos.

Young está sendo extensamente ajudado pela contusão de Gilbert Arenas. O novato não é um armador de origem, mas conseguiu jogar razoavelmente bem quando improvisado. A tendência para Young é uma queda porque a principal notícia do dia foi que Arenas treinou pela primeira vez após contusão/cirurgia. Mesmo que ele mantenha seu tempo de quadra, sua média de pontos deverá cair.

Rodney Stuckey (Pistons) - 6.1 pontos e 2.7 assistências.

Stuckey precisou de tempo, mas vai encontrando seu lugar na rotação do treinador Flip Saunders. A dispensa de Ronald Murray, companheiro de posição de Stuckey, representa um voto de confiança no desenvolvimento do novato. A tendência é que a produção de Stuckey seja crescente, ainda mais quando o Pistons começar a poupar seus principais jogadores, rumo aos playoffs.

Juan Carlos Navarro (Grizzlies) - 11.1 pontos e 2.7 rebotes.

A tendência é que o rendimento do espanhol fique estável. Ele já passou por melhores fases nesta temporada. No entanto, o elenco do Grizzlies enfraqueceu-se muito, não dando muitas opções de substituição ao treinador. Quem pode ameaçar Navarro é outro novato - Javaris Crittenton - recém-chegado e em quem o pessoal da franquia aposta. Basta a Crittenton descobrir se é mais PG ou SG.

Jeff Green (Sonics) - 9 pontos e 4.9 rebotes.

A situação de Green é muito parecida com a de Navarro. O jogador do Sonics já passou por melhores fases na temporada, mas não possui muitos oponentes por tempo no elenco limitado da franquia. Ou seja, deve ficar estável. Pelo imediatismo da renovação do Sonics, Green pode não estar tendo base para apresentar seu melhor basquete (idem Durant).

Thaddeus Young (Sixers) - 7.1 pontos e 4.1 rebotes.

Neste último mês, o novato do Philadelphia 76ers começou a aparecer. Nem parece, mas Young já entrou jogando 14 partidas nesta temporada. A tendência é que ele ganhe tempo de quadra. Só não ganhará mais participação porque, pela primeira vez em algum tempo, o Sixers está na briga pelos playoffs. Thaddeus dá sinais que pode sair do status de promessa. Já está na frente do Rodney Carney...


Hoje, meu time 1 dos novatos seria composto por: Al Horford / Luis Scola / Kevin Durant / Jamario Moon / Al Thornton. Acredito que, dificilmente, a escolha da NBA saia desta linha. Uma mudança possível é a inclusão de Mike Conley.

Já o time 2 seria formado por: Sean Williams / Carl Landry / Jeff Green / Juan Carlos Navarro / Mike Conley. Esta formação pode sofrer mudanças, pois Green e Navarro não passam por boas fases. Rodney Stuckey é um possível substituto para qualquer um dos dois.

Aproveitando o post, estarei colocando no ar em breve a nova enquete do OpiNBA, perguntando quem será o novato do ano. Votem!

Um comentário:

Anônimo disse...

o premio vai pra kevin durant