quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cenário final - Trade deadline

Com menos de 24 horas para o final do prazo para realização de trocas, aqui estão algumas observações finais sobre a situação e possibilidades das franquias:


Atlanta Hawks – Não esperem nada. O Hawks não tem moedas de troca e não está ativo no mercado. Não se ouve nada em Atlanta.

Boston Celtics – Os negócios do Celtics começam após o prazo terminar, quando veteranos recentemente negociados forem dispensados pelas franquias. 

Charlotte Bobcats – Raymond Felton atrai muitos interessados, mas o Bobcats está decidido a não trocá-lo. Mas os dirigentes de Charlotte ainda possuem pretensões. Existe forte interesse do Blazers em Gerald Wallace e as duas franquias estão conversando. A questão que estagna as conversas é que o Bobcats só aceita trocar Wallace em um pacote que inclua o pivô Nazr Mohammed, recentemente adquirido e dono de um contrato que vai até 2011, pagando cerca de U$20 milhões. Logicamente, Portland não quer assumir o péssimo contrato do pivô. Jamaal Tinsley é outro atleta em que o Bobcats tem interesse.

Chicago Bulls – A troca com o Sacramento Kings já foi um grande movimento para o Bulls, mas Paxson deverá continuar ativo nesta quinta-feira. Existem rumores sugerindo negociações que envolvem os dois contratos mais caros do elenco: Larry Hughes e Kirk Hinrich. O Wizards possui um interesse antigo em Hughes (que corre o risco de não entrar em quadra enquanto estiver em Chicago) e um suposto negócio pode acontecer pelo pivô Etan Thomas e o armador Mike James. Embora não haja ganho financeiro para nenhuma das duas equipes, a transação traz jogadores novos para as duas equipes em troca de atletas desgastados. Sobre Hinrich, o Bulls já conversou com diversas franquias. No negócio recém-fechado com o Kings, é dito que os dirigentes de Sacramento tentaram a inclusão do armador – ou no lugar de Nocioni, ou com a adição de Mikki Moore ao negócio – o que não aconteceu. O Bulls está conversando com o Minnesota Timberwolves para trocar Hinrich, mas os jogadores que chegariam a Chicago ainda são um mistério. Um nome certo é o contrato expirante do pivô Jason Collins. Neste momento, o rumor mais plausível é o que aponta a ida do ala-armador Rashad McCants. No entanto, há rumores que incluem o ala Brian Cardinal e escolhas futuras de draft no pacote oferecido pelo Twolves. Uma proposta com Cardinal e Collins exigiria a inserção de mais um jogador do Bulls, que seria o ala-armador Thabo Sefolosha.

Cleveland Cavaliers – Existem muitas informações divergentes em relação ao Cavaliers. Eu acredito que, neste momento, Danny Ferry está com o ouvido colado no telefone, recebendo e fazendo propostas. O contrato expirante de Wally Szczerbiak é muito valioso e nomes como os alas Richard Jefferson e Vince Carter, o ala-pivô Charlie Villanueva e os pivôs Chris Kaman e Marcus Camby são muito cogitados em Cleveland. Mas, neste momento, o favorito da corrida do Cavaliers é o ala-pivô Antawn Jamison, do Washington Wizards. Eu imagino que, se há um sinônimo para atividade, este é Danny Ferry.

Dallas Mavericks – O Mavericks está estudando possibilidades, mas, diferentes do que muitos (inclusive eu) imaginam, não parece estar realmente empenhado. Segundo Mark Cuban, Jason Kidd e Josh Howard não estão disponíveis. A equipe já perdeu a corrida por John Salmons e Brad Miller e não parece realmente interessada em mais nenhum cenário evidente. No entanto, o contrato de Jerry Stackhouse continua sendo oferecido e causa certa comoção entre a Liga, o que pode render uma troca para o Mavs. Ainda acho que o Mavericks é um forte candidato à major trade do ano, especialmente se o Suns colocar Shaquille O’Neal na mesa.

Denver Nuggets – O Nuggets pode fazer uma troca, mas não existe movimento ou rumores no Colorado. Se houver algum time interessado em oferecer um pivô pelo ala Linas Kleiza, que vai ser agente livre ao final da temporada, a franquia de Denver estará disposta a conversar. Mas não vejo nada de grande ou média proporção acontecendo.

Detroit Pistons – Muita gente está de olho no Pistons, pois tem contratos expirantes e jovens talentos para tentar uma grande troca. No entanto, os rumores estão diminuindo em Detroit e Joe Dumars parece satisfeito com o que tem em mãos. O plano do Pistons não é imediato e as perspectivas ruins para a pós-temporada não parecem incomodar. A vaga no elenco aberta na troca de Alex Acker deverá ficar guardada para a off-season.

Golden State Warriors – O Warriors está ativo, mas não recebe propostas. Existe uma grande vontade de trocar Corey Maggette – que é encarado como um grande erro –, mas não existem interessados a ponto de assumir o recém-assinado contrato de cinco anos e U$50 milhões. Eu estou atento, mas não focado, aos comentários em Oakland.

Houston Rockets – O Rockets está realmente empenhado em contar com o ala Vince Carter. E mesmo com McGrady fora da temporada, é possível que uma troca entre os dois primos aconteça, pois o Nets está mais interessado no contrato de T-Mac do que em seu rendimento. No entanto, é improvável. Se a transação por Carter não der certo, espero o Rockets indo atrás de alguma outra franquia e outros jogadores. Os dirigentes texanos parecem muito dispostos a realizar mudanças no elenco.

Indiana Pacers – O Pacers parece quieto, mas todos desconfiam. A franquia é dona de dois valiosos contratos expirantes – Rodoslav Nesterovic (U$8.4 milhões) e Marquis Daniels (U$6.8 milhões) – e possui várias peças medianas para complementar propostas de troca. Além disso, os dirigentes de Indiana trabalham em uma transação com o Bobcats, envolvendo o armador Jamaal Tinsley. Se o Pacers realmente fizer uma troca, Tinsley deverá estar no meio. Se não for com esta motivação, não vejo nenhum negócio no caminho da franquia.

Los Angeles Clippers – O Clippers segue dizendo que todos, exceto o novato Eric Gordon e o pivô Marcus Camby, estão disponíveis. O problema é que praticamente todos que procuram a equipe estão interessados em Camby. Chris Kaman, outro pivô que atrairia pretendentes, está machucado e não se ouve muitas informações sobre o andamento da sua recuperação. Se não for por um destes dois homens de garrafão, não vejo mais cenários possíveis para o Clippers.

Los Angeles Lakers – O Lakers está buscando algum interessado no ala Adam Morrison, que foi adquirido na troca que levou Vladimir Radmanovic para Charlotte. Mas será muito difícil encontrar alguém.

Memphis Grizzlies – Ouve-se muitos rumores sobre jogadores do Grizzlies, mas nada sobre a franquia. É uma incógnita, certamente. Adquirir Chris Mihm já foi mais do que o esperado.

Miami Heat – O Heat está em busca de um armador para fechar o seu elenco, mas o mercado não oferece tantas opções. Existe um forte rumor que indica a ida de Earl Watson, do Thunder, para o Heat, mas nada realmente confirmado. Um dos atletas que poderiam ser oferecidos pelo armador é o ala Dorell Wright. Outros nomes comentados em Miami são Kyle Lowry (Grizzlies) e Raymond Felton, mas nenhum deles parece realmente disponível. O Heat está recebendo diversos telefonemas de equipes interessadas no ala-armador Daequan Cook, mas Pat Riley afirmou que o jogador não está disponível.

Milwaukee Bucks – O Bucks estará com dois cenários em aberto para discussão. O primeiro e preferencial envolve negociar o ala Richard Jefferson – que atrai interesse de Cavs e Blazers. O time de Milwaukee quer contratos expirantes pelo jogador, já que a intenção da franquia é aliviar sua folha salarial para proporcionar a renovação dos vínculos do ala Charlie Villanueva e do armador Ramon Sessions. No caso de não terem nada de concreto envolvendo Jefferson, o time deve partir para negociar Villanueva e/ou Sessions, pois são agentes livres e podem sair da equipe quando a temporada terminar. Ou seja, o Bucks perderia ambos por nada. Qualquer dos dois panoramas que prevaleça, uma ou mais trocas acontecerão.  

Minnesota Timberwolves – Os dirigentes de Minnesota estão trabalhando com as chances de trocar um pacote envolvendo os contratos expirantes do pivô Jason Collins e do ala-armador Rashad McCants. A principal conversa é com o Bulls, em uma troca pelo armador Kirk Hinrich. Mas a teórica principal moeda de troca da franquia, o ala Mike Miller, não está disponível e isso faz com que o Twolves mantenha negociações com bem menos franquias do que poderia.

New Jersey Nets – O Nets está ativo e estuda várias possibilidades no mercado. Vince Carter atrai muito interesse ao redor da NBA e os executivos de Nova Jersey ouvem e estudam todos os negócios oferecidos. Além disso, a equipe está empenhada em trocar o ala-pivô mexicano Eduardo Najera e o contrato expirante do pivô Stromile Swift. Pode ser que não aconteça nada, mas existe ação em Jersey.

New Orleans Hornets – O cancelamento da troca de Tyson Chandler pode, mas não deve, fazer grande diferença para o Hornets – que adoraria e procura trocas, mas não tem as peças ideais para atrair interessados.

New York Knicks – A franquia está interessada em trocar Jerome James, Eddy Curry e Jared Jeffries. Boa sorte!

Oklahoma City Thunder – O cancelamento da troca de Tyson Chandler reforça a posição do Thunder como time hiper-ativo no mercado. O time volta a ter quatro contratos expirantes: os alas-pivôs Chris Wilcox (U$6.7 milhões) e Joe Smith (U$4.7 milhões), o pivô Saer Sene (U$2.2 milhões) e o ala Desmond Mason (U$5.3 milhões). Além disso, o armador Earl Watson está disponível para trocas, sendo uma das melhores opções que o mercado oferece na posição – e existe interesse forte do Heat. Mas, acima de tudo, a franquia possui três escolhas de primeira rodada do próximo recrutamento e está aberto para ceder uma ou duas para outras equipes. O Thunder, salvo uma absurda falta de interessados, deve acabar o dia com uma ou duas trocas realizadas. 

Orlando Magic – O único jogador realmente disponível do elenco do Magic é o ala-pivô Brian Cook. De qualquer forma, a franquia não parece interessada em realizar trocas.

Philadelphia 76ers – O Sixers parece ser o time mais calmo deste trade deadline. Uma troca de pequeno porte sempre é possível, mas nada é iminente.

Phoenix Suns – Com o aparente retorno do run and gun à Phoenix, os rumores de troca sobre Amare Stoudemire se dissiparam. As chances de trocá-lo abaixaram radicalmente. No entanto, a franquia continua interessada em diminuir sua folha salarial e uma negociação é necessária. As possibilidades de negócio caem, principalmente, sobre o pivô Shaquille O’Neal. É possível que o Suns passe a quinta-feira oferecendo o pivô para várias equipes da Liga – e existe um possível interesse em Dallas. Steve Kerr estará atento e trabalhando, mas não tão forte quanto se Amare ainda estivesse em vias de ir embora.

Portland Trail Blazers – O Blazers deverá fechar uma troca nesta quinta-feira. O compromisso expirante do ala Raef LaFrentz atrai muito interesse e a franquia está procurando um ala para solidificar seu quinteto titular. Vince Carter, Caron Butler, Richard Jefferson e Gerald Wallace são as quatro opções com as quais o Blazers está trabalhando, sendo que os dois últimos são os favoritos. Wallace parece ser o foco das atenções da equipe, mas a insistência do Bobcats em incluir o pivô Nazr Mohammed estagna as negociações. Neste caso, Jefferson é a principal opção e o Bucks está plenamente aberto a negociar o atleta apenas pelo contrato de LaFrentz. Existe um cenário de transação altamente divulgado (e já postado aqui), ainda em discussão, que levaria Raef LaFrentz, o ala Travis Outlaw e o armador Sergio Rodriguez para Milwaukee, em troca do armador Luke Ridnour e de Richard Jefferson. Com Bucks, Bobcats ou até mesmo com outra franquia, uma troca deve ser fechada.

Sacramento Kings – O objetivo principal do Kings foi alcançado com a troca de Brad Miller e John Salmons para o Bulls. Nesta quinta, os dirigentes da equipe devem continuar telefonando para todas as franquias da Liga, tentando conseguir interessados pelo armador Beno Udrih e os alas-pivôs Mikki Moore e Kenny Thomas – o que é bastante improvável. Sacramento já fez uma troca, mas o verdadeiro motivo de festa será se conseguirem fechar uma segunda.

San Antonio Spurs – O Spurs vem mostrando uma vontade incomum de realizar trocas, que está sendo frustrada apenas pela falta de peças no elenco. Eu acredito que o time texano vai continuar procurando uma troca, por mais difícil que seja imaginá-los fechando alguma.

Toronto Raptors – O Raptors ainda tem algumas moedas de trocas que serão oferecidas e despertam interesse, em especial o ala-armador Anthony Parker. Não devemos esperar mais uma troca da franquia canadense, mas se ela vier não será surpresa. E Parker deverá estar envolvido.

Utah Jazz – Pouquíssimos rumores em Utah. Até mesmo as conversas sobre Carlos Boozer cessaram. O Utah Jazz pode conversar com outras franquias, mas não parece interessado em negociar.

Washington Wizards – Nenhuma equipe na situação do Wizards (muitos gastos e derrotas) está totalmente fora das conversas, como os dirigentes de Washington dizem. Na verdade, há indícios fortes que apontam para o exato contrário: todos estão de prontidão nos telefones e com vários cenários de troca em discussão. E os telefones estão tocando. Existe um interesse bem documentado em Larry Hughes, do Bulls, e levando em conta o baixo prestígio do atleta em Illinois, o time da capital tem boas chances de adquiri-lo com um pacote que inclui o pivô Etan Thomas e o armador Mike James. O time ainda está sendo constantemente questionado sobre o ala-pivô Antawn Jamison e o ala Caron Butler – e existe uma grande possibilidade de um deles (Jamison, provavelmente) ser negociado. Os dirigentes do Wizards ainda trabalham e buscam cenários que possam promover a saída do ala Darius Songaila. Apesar das constantes negações, deverá ser uma quinta bastante movimentada em Washington.


Aqui estão as informações que consegui coletar nas últimas horas. Neste momento, às duas horas da manhã de quinta-feira, é isso que pode ser dito sobre a situação das franquias. No entanto, como já pudemos ver, tudo pode mudar em 10 minutos e toda esta lógica cai por terra. Esperemos por trocas – vou estar alerta!  

Nenhum comentário: