quarta-feira, 2 de abril de 2008

O perigo mora ao lado

O excelente desempenho do Boston Celtics contra os times do Oeste vem entusiasmando diversos analistas da NBA. Muitos falam como se a equipe já estivesse na final da temporada, só preocupando-se com o adversário que virá do "lado mais forte" da Liga.

Estes são os números atuais da campanha do Boston Celtics:

Total: 59 vitórias e 15 derrotas (79.7%).
Contra o Leste: 34 vitórias e 10 derrotas (77.2%).
Contra o Oeste: 25 vitórias e cinco derrotas (83.3%).

Olhando os números, não resta dúvidas que o Celtics é um dos favoritos. E a campanha contra o poderoso Oeste é um fator que inspira natural otimismo. Mas os analistas que só avaliam a questão por este ponto podem estar comentendo um grande erro.

Ao contrário do que a lógica diz, os grandes adversários dos comandados de Doc Rivers estão ao seu lado, na conferência Leste. A campanha do Boston Celtics contra os outros três times que possuirão mando de quadra nos playoffs do Leste é de cinco vitórias e cinco derrotas. Ou seja, bem mais modesto do que os números apresentados antes.

O único contra quem tem retrospecto positivo é o Detroit Pistons: venceu duas e perdeu uma. Enfrentando o Cavaliers, são dois triunfos para cada lado. Quando o oponente foi o Orlando Magic, o Celtics saiu derrotado de dois dos três confrontos realizados.

As três equipes anteriormente citadas representam obstáculos perigosos no caminho do Celtics até o anel de campeão:

- Pistons: Das cinco derrotas do Celtics para o "trio do Leste", apenas uma foi em Boston. Exatamente a vitória solitária da franquia Michigan. Além disso, o Pistons possui algo importante que seu adversário não tem: experiência. Diferente de Garnett, Pierce e Allen, o elenco de Detroit participou da maioria das últimas pós-temporadas.

- Magic: O time da Flórida possui algo inusitado - tem melhor campanha atuando fora de casa do que em seus domínios. Além disso, o ponto fraco do Celtics está exatamente na posição de Center, ou seja, o teórico marcador de Dwight Howard. O pivô do Magic é atlético, forte e resistente. Será que Garnett ainda tem fôlego para marcá-lo em uma série de sete partidas?

- Cavaliers: O Celtics revelou a defesa como sua maior virtude. Um time pressionado, bem marcado, tende a partir para a individualidade. E pouquíssimos jogadores na Liga são capazes de causar tanto "estrago" por si só quanto LeBron James. A equipe de Boston poderia ser vítima de uma apresentação como a do astro contra o Pistons, ano passado?

Considerar o Celtics favorito não é crime. É algo impossível de não ser feito. Melhor campanha, muito talento e defesa forte. No entanto, a equipe tem que ficar com os olhos abertos. Como os analistas vem falando, parece que o time não precisará fazer esforço para chegar nas finais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem lembrado Ricardo
Eu mesmo venho falndo a respeito disso
Não podemos negar que o Boston é o time a ser batido no Leste
Mas esse time nunca jogo Playofss
junto
E outra coisa os outros times ainda tem campo pra crescer e o Boston pode ter alcaçado seu ápice cedo demais;

Reitero o convite pra vcs participarem do nosso novo BLOG
http://nba-etc-etal.blogspot.com/
abraços cara