terça-feira, 22 de abril de 2008

Dança dos técnicos

Para quem está nos playoffs, a ordem de momento é concentração. Para quem não está, é tempo de avaliar. E os técnicos costumam ser amplamente contestados quando não acumulam resultados positivos. Algumas equipes buscam por opções no mercado, outras avaliam a permanência de seus profissionais:

Milwaukee Bucks: A franquia já acertou com Scott Skiles. Um treinador que sabe dar o primeiro passo, levar um time aos playoffs, mas não conseguiu ainda provar-se em estágios mais avançados. No caso do Bucks, isto basta. Um time de potencial, com alguns bons jovens, e que precisa chegar na pós-temporada quando a competição dá chances. Tenho boas expectativas para o time da revelação Ramon Sessions. Skiles é bom para a etapa em que encontra-se a franquia. O Bulls estava neste patamar quando ele começou a dar resultados.

Chicago Bulls: A tradicional franquia parece ter "caminho aberto" para negociar com Rick Carlisle. Um treinador de resultados expressivos, mas péssimo no "dia-a-dia" e relacionamento com jogadores. Sinceramente, acredito que seria uma escolha acertada. Os incidentes que levaram à demissão de Scott Skiles provaram que a franquia de Illinois precisa de vitórias e resultados rápidos. Passou do tempo de ter um "professor" e necessita agora de um "técnico".

New York Knicks: A saída de Isiah Thomas só pode ser boa para o Knicks. Além de um treinador limitado, ele tinha atritos constantes com seus jogadores. Como sempre, os dirigentes nova-iorquinos trabalham com diversas opções e poucas certezas. O aparente favorito é Marc Jackson. Para mim, um erro. Apesar de muito conhecimento tático e excelente jogador quando em carreira, Jackson não possui experiência. Em um elenco como o do Knicks, cheio de problemas e pressões constantes, pesará falta a experiência e autoridade.

Jeff Van Gundy possui um currículo excelente e história na franquia (comandou o time finalista da NBA de 1999). A (ótima) experiência passada em Nova York credencia o técnico. No entanto, seu perfil espirituoso, bem humorado e sarcástico tem tudo para ser uma bomba-relógio em um Knicks bem diferente do que ele comandou há anos. A equipe de hoje é cheia de jogadores-problema e dirigentes ansiosos. Uma piada mal colocada será uma arma para a imprensa altamente exigente da cidade.

A terceira opção é Herb Williams. Homem de confiança do Knicks, há muitos anos assistente-técnico da franquia e sobrevivente das constantes mudanças de treinadores ocorridas no time. Para mim, chegou a vez dele. Não é um "pacificador", mas conhece o elenco de dentro e sabe lidar com os atletas. Já conhece a imprensa local e seu perfil incisivo. Acima de tudo, terá total confiança dos dirigentes para aplicar sua filosofia de trabalho. O porém fica para sua experiência como head coach (2005, cerca de 40 jogos), sem muito sucesso, na própria franquia.

New Jersey Nets: Demitir ou não Lawrence Frank? Parece-me uma questão de coerência. Rod Thorn disse que fará várias mudanças na equipe, já evidenciadas pela saída de Jason Kidd. Neste panorama, um treinador extremamente questionado como Frank é peça frágil. A demissão do treinador é questão de lógica e tempo.

Golden State Warriors: Don Nelson já deu entrevistas em tom de despedida. O técnico deixa uma ótima história em Oakland, mas também um tipo de "herança maldita": o elenco do Warriors é moldado para o run and gun, estilo adotado por Nelson e que já fez mais sucesso entre a comunidade de técnicos da Liga. A implantação de outra filosofia de jogo será complicada e, provavelmente, envolverá algumas trocas. Precisa-se de pivôs!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ricardo legal

Perfeitísima sua análise sobre o Scot Skiles típico treinador de resultado específico sempre com um limite;
Carinha de chorão , cujo elenco tomou conta no Bulls;
Realmente para o Bucks parece ser oportuno , mas é bom ir pensando em outro para o lugar dele depois que ele levar o time de volta aos playoffs;

- Outra que concordo é quanto ao Lawrence Frank nos Nets, o cara pegou um time que tava muito certo com Byron Scot e teve na mãos estrelas que poderiam com outro tecnico dar muito resultado ,
Lawrence foi uma aposta que na minha opinião não deu certo não sei como ele ainda continua lá;

Quanto ao Knicks espero que realmente vc esteja enganado com essas principais opções não gostei de nenhuma, qeu tal trocar o Rick Carlisle nessa lista para o Knicks, para mim rick fez bom trablaho em Detroit e Indiana, se tem gênio difícil muito melhor assim para lidar com caras que estão lá;
Um ara novo mas tem experiencia.

Don Nelson sou fã de carteirinha a saída dele só justifica se ele estiver cansado, mas na minha opinião botem um bom pivô nesse time e o Golden State poderia ir longe.

Abraços Ricardo

vê se acha um tempo de dar uma passadinha no NBA ETC E TAl ok ?

http://nba-etc-etal.blogspot.com/