sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NBA Jumper e mais...

A pré-temporada não me empolga. Os jogos são verdadeiras "peladas" e o nível de competição ainda está muito aquém do da temporada regular. Na maioria das oportunidades, as defesas são frouxas e jogadores jovens arremessam bolas sem critérios, querendo mostrar serviço.

De qualquer forma, ainda existem um ou outro motivo que ainda valem alguns comentários, por menores que sejam:


Hoje, o Indiana Pacers teve uma grande vitória ao trocar o ala Shawne Williams para o Dallas Mavericks, pelo veterano Eddie Jones, duas escolhas de segunda rodada de drafts futuros e considerações financeiras. O atleta estava na lista negra da franquia, com o armador Jamaal Tinsley.

Para ser sincero, Williams é um protótipo de desastre para uma equipe séria. Aos 22 anos, é um atleta com um nível de maturidade comparável ao de um astro do basquete colegial e incapaz de manter-se longe de problemas extra-quadra. Tecnicamente, é limitado e tem pouca presença de quadra, limitando-se a pontuar.

No Mavericks, Shawne se une ao veterano Devean George, como jogadores que terão a função de preservar os atletas de perímetro mais importantes do elenco (Stackhouse, Howard, Kidd). Um passo para trás, tratando-se de alguém que já foi tratado como jovem talento e participava da rotação efetiva do Pacers.

O Pacers utilizará o dinheiro para dar buyout em Jones a abrir espaço na folha salarial. O pessoal de Indiana recruta bem, acertando mais do que errando. Com duas seleções de segunda rodada, conseguem trazer um bom jogador ou um prospecto estrangeiro considerável - que já serão mais proveitosos do que Shawne Williams. Larry Bird pode deitar a cabeça no travesseiro com um problema a menos.


Na quinta-feira, tive a oportunidade de acompanhar a partida entre Miami Heat e New Jersey Nets, pela ESPN. Mantendo o nível da pré-temporada, o jogo foi uma "pelada" de luxo, com franceses aplaudindo a cada boa jogada. Um jogo que passou longe da seriedade que a competição exigirá.

Sobre o Heat, fica claro que a armação está em aberto. Banks foi uma surpresa, pois até fez uma boa partida, apesar de estar em péssima fase. Chalmers sabe marcar, é bom jogador, mas precisa de mais tempo. Acreditar em Quinn ou numa recuperação imediata de Livingston é utopia.

Eu gosto do Daequan Cook, mas ele continua despreparado, com uma seleção de arremessos questionável. Yakhouba Diawara apareceu muito, nem sempre bem e não consegue convencer-me. Michael Beasley terá que conter um pouco a ânsia de finalizar, mas fez uma ótima partida e é um jogador diferente, especial. Para minha surpresa, Mark Blount também foi muito bem.

Pelo Nets, gostei da atuação do Chris Douglas-Roberts - o grande candidato a "steal" deste draft. Pelas suas atuações, fica evidente que ficou umas 20 escolhas aquém do que deveria. Também fui surpreendido positivamente pelo veterano Eddie Gill, que ainda tem espaço na NBA. Impressão contrária tive de Trenton Hassell, que continua uma nulidade em termos ofensivos.

A briga no garrafão da franquia é complicada. Boone e Sean Williams continuam sendo dignos de aposta e devem estar na rotação - o segundo, talvez, como titular. Ryan Anderson e Jianlian tem estilos de jogo muito parecidos e um deles não deve ter papel efetivo na rotação. O novato Lopez deverá ser titular, enquanto Stromile Swift ainda me parece mais valioso do que outros que citei.

----------------------------------------------------------------------------------

Muita gente vem questionando quando o NBA Jumper volta. A verdade é que nem eu mesmo sei. Mas, como muitos, sinto saudades do site. Passar meu dia sem visitar umas dez vezes o Jumper ainda é estranho, pois foi um exercício constante, até porque escrevo lá.

Assim como o resto do grupo, peço que acompanhem as notícias pelo portal Newsport, que é outro projeto do nosso pessoal. Sei que é diferente, pois é mesmo. Sinto falta de um espaço fechado, que reunia a comunidade brasileira da NBA e proporcionava a discussão franca - como o Jumper. Este era um espaço mais específico, enquanto o Newsport é bem mais generalista.

As notícias que são postadas no Newsport são as mesmas do NBA Jumper. As mesmas pessoas escrevem. As informações são as mesmas. Não serei hipócrita: a diferença vai além da aparência, senão não sentiríamos falta. No entanto, neste momento, o Newsport é o canal de comunicação do Jumper com o público.

Posso adiantar que o site passa por manutenção, para oferecer mais e melhores serviços. E, quando retornar, todos perceberão que as coisas melhoraram. Mais e melhores formas de comunicação. Nós, que escrevemos, vocês, leitores, e a informação vão ganhar. Fico empolgado de pensar nas possibilidades, realmente, possíveis.

Eu realmente não sei quando o NBA Jumper volta ao ar. Mas, posso garantir, ficarei tão feliz quanto vocês quando isso acontecer, pois está fazendo muita falta.

5 comentários:

Anônimo disse...

tomara que o heat dê certo e tente pelo menos a ultima vaguinha dos playoffs :D

cook realmente tem talento, só que arremessa todas as bolas que pega...
diawara....quem?...han?....
beasley = carmelo antony....
nunca gostei do melo, mas agora que tem uma versao dele no meu time vou ter que me acustumar....
quanto ao quinn, nem axo ele tao ruim assim.....é útil....

esperando o jumper voltar ;D

Anônimo disse...

É, o NBA Jumper faz falta.
O que faz mais falta mesmo, nesse momento, são aqueles, como direi, exercícios da pré-temporada. Comentar as escolhas do draft, como você fez, fazer uma análise das divisões e das equipes, dizer o que esperar de cada uma delas... E isso o NBA Jumper não fará, ao menos não parece que terá mais tempo.

Ricardo "Tio Zeca" Stabolito Jr. disse...

Oi, Leandro.

Até estava pensando em fazer a análise das equipes por aqui, mas é um trabalho bem complicado. Para ter uma idéia, dividia-se em seis pessoas o trabalho no Jumper, que durava um mês. Ou seja, está mto em cima da hora.

Além disso, o NBA Jumper está prestes a voltar, está na pendência de apenas alguns detalhes, então seria gasto de mto tempo utilizar o blog para fazer algo q, com uma corridinha, dá para ainda ser feito no site.

Abraço, valeu pela visita e continua aparecendo!

Anônimo disse...

Bom saber q o Jumper volta em breve.

Reparem no time do NY, tá jogando muito, ganhou do Boston, apesar da PT ñ dizer muita coisa, esse time vai longe. Só ñ gosto do Rinocerandolph de C, pra falar a verdade, ñ gosto dele no plantel do Knicks

Anônimo disse...

Grande Ricardo

Bem Jamal Tinsley estaria numa lista negra em Indiana?
Foi isso que eu entendi.
Mas engraçado é que o cara tem um bom jogo mas prefere se envolver com coisas extra quadra.
Aliás coincidencia ou não Ron Artest conviveu com ele nos Pacers. Não é?
Artest é outro de quem se fala muito e que não consegue se controlar.
Garotos problemas mas que acabam mais prejudicando do que ajudando seus times.
Talvez falte tecnicos com capcidade de controle .
Que tal uma aulinha com Chuck Daly, que treinou os Bad Boys de Detroit
Abraços e obrigado pela visita no NBA ETC E Tal
http://www.nba-etc-etal.com/