quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Mais do All Star Game

Em seu blog, o polêmico armador Gilbert Arenas detonou àqueles que defendem a convocação do espanhol Jose Calderon para o jogo das estrelas. Segundo Arenas, o armador do Raptors é muito talentoso e faz uma boa temporada, mas existem outros nomes que considera bem mais merecedores de uma chamada:

"Se forem lembrar dos injustiçados falem de Richard (Jefferson), Josh (Smith) e Hedo (Turkoglu). Mas, Calderón? Não. Façam-me o favor. Ele está longe de se tornar um All-Star."

Estranhamente, concordo com a conclusão de Arenas. Não digo que Calderon não é/será um All-Star, mas que ainda não é o momento do europeu ser convocado. Embora em grande temporada, lembremos que Calderon nem titular era ao começo da temporada. Só passou a ser quando TJ Ford lesionou-se.

Com a saída de Kidd para o Oeste, uma vaga de armador ficará em aberto no Leste. O jogador do Raptors possui boas chances de preenchê-la. Mas, sinceramente, acho que convocaria Andre Miller. O subestimado armador do Sixers está tão bem que os dirigentes da franquia voltaram atrás na intenção de trocá-lo. Eis os números de ambos:

- Andre Miller: 16.6 pontos, 4.0 rebotes e 6.6 assistências.
- Jose Calderon: 12.9 pontos, 3.1 rebotes e 8.9 assistências.

-------------------------------------------------------------------------------

O comissário da NBA, David Stern, convocou o ala-armador Ray Allen (Celtics) para substituir o contundido Caron Butler (Wizards) no time da conferência Leste. Assim como já havia ocorrido com Rasheed Wallace, o "homem-forte" da Liga fez uma escolha generalista e conservadora, ignorando nomes até mais merecedores de uma vaga.

Já esperava que Stern fosse chamar Allen por causa da campanha do Celtics e sua longa carreira destacada na NBA. O ala-armador era uma "bola cantada" quando analisamos os critérios de utilizados pelo comissário para convocar os substitutos.

No entanto, relacionei três nomes que não só apresentam melhores números do que Allen, mas também (acredito) seriam mais valorosos ao show que esperamos ver no jogo das estrelas:

- Michael Redd: 22.8 pontos, 4.7 rebotes, 3.8 assistências e 43.7% de aproveitamento nos arremessos.
- Gerald Wallace: 21.2 pontos, 6.1 rebotes, 3.7 assistências e 45.6% de aproveitamento nos arremessos.
- Jason Richardson: 20.2 pontos, 5.1 rebotes, 3.1 assistências e 43.0% de aproveitamento nos arremessos.
- Ray Allen: 18.5 pontos, 4.1 rebotes, 3.0 assistências e 42.6% de aproveitamento nos arremessos.

Não digo que Ray Allen não mereça estar no evento principal do All Star Weekend. Ao meu ver, a questão é existirem outros jogadores mais merecedores deste "prêmio". O grande problema é só existirem 24 vagas.

Reafirmo minha crítica ao fato do comissário David Stern convocar os substitutos do All Star Game. Ele vem mostrando-se um selecionador burocrático demais, típico de quem não acompanha a NBA como deveria. São escolhas pautadas mais no prestígio dos atletas dentro da Liga do que, propriamente, no rendimento atual deles.

-------------------------------------------------------------------------------

Hoje, surgiu a possibilidade de Kobe Bryant não disputar o All Star Game. O jogador sente incômodo por uma lesão no dedo mínimo da mão direita. Bryant faz exames ainda hoje para decidir se jogará ou não.

Se não participar, Kobe será uma falta muito sentida para os fãs. Afinal, em uma época marcada pelo pragmatismo, o ala-armador do Lakers é um dos jogadores realmente comprometidos com o show, em fazer valer o preço pago pelo ingresso. Dentro de quadra, Bryant é um inegável show-man.

No entanto, não são só os fãs que estão apreensivos. A Liga também está. Como sabemos, Bryant é valioso do ponto de vista comercial do evento. Com Kobe, o All Star Game vale certa quantia - para anunciantes e público. Sem Kobe, este valor é bem menor.

Bryant não desfalcará apenas o evento principal, mas também o concurso de três pontos, do qual é um dos seis participantes. Na verdade, Kobe era o "carro-chefe" para atrair a atenção geral para este torneio. Sem ele, o concurso perderá audiência. Assim como o resto do All Star Weekend.

Se ele jogar, melhor. Se não, fica minha torcida para o convocação do armador Baron Davis (Warriors) para o All Star Game e do ala Kyle Korver (Jazz) para o concurso de três pontos. Eles realmente fazem por merecer uma vaga nestas competições.

Nenhum comentário: